Sunday, February 18, 2007

Definições....

Em todos os meus emails, procuro utilizar como "assinatura" estas palavras:

In Lak'ech - Mitakuye Oyasin - Ubuntu - Ho'oponopoono

Estas palavras têm um significado importante para mim, veja:

In Lak'ech: Eu sou o outro você!

(do dialeto Lakota, índios americanos)

Estes "primitivos" seres, não fazem distinção entre o "eu" e o "você"!

O mais importante é o grupo. Eles sabem que não vivem isolados e que necessitam do "outro" para sobreviver!


Mitakuye Oyasin: Por todas as nossas relações!

(também dos índios americanos)

É o reconhecimento de que nossas relações sobrevivem à dualidade vida/morte.


Ubuntu: O melhor de mim para você!

Palavra comum à muitos dialetos africanos para sinalizar o que eu deveria fazer antes que você solicite!

Todos sabemos o que o "outro"precisa! Porque esperar que "ele" tenha que solicitar?

Também é o nome de uma distribuição Linux!

http://www.ubuntu.com/


Ho'oponopoono: Eu te amo, sinto muito!

Palavra do dialeto Kahuna, Havaí, que significa que "eu entendo e compreendo nossas relações e lamento por minhas limitações".

Afinal, tudo está ligado, certo? Se algo acontece com você, de certa forma eu estou envolvido!

Portanto, novamente, tudo está ligado e isto expressa este conceito.

Se você está em minha vida, existe um motivo, mesmo que não tenhamos consciência disto!

Então.... vamos fazer o melhor nesta oportunidade!

Este conceito está sendo veículado na internet por Joe Vitale, aquele que aparece no filme: O Segredo.

O filme pode ser assistido, em Inglês, aqui.

O texto completo do Ho'oponopoono está aqui.


Encontrei mais uma definição para Ho'ponopono, veja:

Ho'oponopono é um sistema havaiano pra a solução de problemas através de diálogos, repetição, perdão, doação e oração. Em tempos antigos, isto era um assunto de família. Atualmente, você pode usar o Ho'oponopono para equilibrar sua vida, assuntos de família e relacionamentos. Enquanto você cria equilíbrio e harmonia dentro de você mesmo, isto reflete de volta à sua comunidade e, eventualmente, ao mundo. Ho'oponopono pode trazer aos seus relacionamentos e o seu meio de volta ao pacífico modo de vida conhecido dos antigos Havaianos.

Outro conceito interessante é:

SAWABONA, é um cumprimento usado no sul da África quer dizer: “Eu Te respeito, eu te Valorizo, você é importante pra mim”.

Em resposta as pessoas dizem:

SHIKOBA! que é:“Então eu existo pra você”
atualizado em 28.01.2009

No comments: